domingo, 27 de março de 2011

Rebeldes tomam controlo do terminal petrolífero de Ras Lanouf

O terminal petrolífero de Ras Lanouf, no este da Líbia, e a localidade vizinha de Ben Jawad foram tomados, este domingo, pelos rebeldes, que continuam a avançar para oeste. Com o apoio da NATO, Brega foi também tomada pela oposição. 


Rebeldes tomam controlo do terminal petrolífero de Ras Lanouf 


Ras Lanouf está situada a 370 quilómetros a oeste de Benghazi, o bastião dos rebeldes no este, e a 210 quilómetros de Ajdabiya, corredor estratégico que ficou no sábado sob o controlo dos rebeldes também.
Entretanto, os rebeldes colocaram postos de controlo nas entradas e saídas da cidade, onde surgem tiros de vez em quando.
"Toda Ras Lanouf está nas nossas mãos", disse o combatente rebelde Attia Hamad, de 35 anos.
A localidade de Ben Jawad tinha sido a posição mais avançada que os rebeldes no este da Líbia tinham conseguido durante a sua primeira ofensiva naquela zona, no início do mês, e antes de ter sido retomada pelas forças leais a Kadafi.
Com o apoio das forças internacionais, os rebeldes tomaram sábado controlo de Ajdabiya, a 160 quilómetros a sul de Benghazi, e depois do porto petrolífero de Brega, a 80 quilómetros a oeste daquela cidade.
Entretanto, o ministro da Defesa britânico, Liam Fox, afirmou que os rebeldes líbios podem estar prestes a ter o controlo de todos os pontos de exportação de petróleo na Líbia, uma situação que pode alterar a "dinâmica" do conflito, alertou.
Liam Fox garantiu ainda que as forças da coligação não têm indivíduos como alvo.
"Não atacamos indivíduos. O objectivo da resolução da ONU é muito claro, é o de proteger a população civil", disse em declarações à BBC.
Operação apoiada pela NATO
Foi com o apoio dos aviões de combate da NATO que estão na Líbia, que os rebeldes líbios tomaram, este domingo, a importante cidade produtora de petróleo de Brega.
Os aviões da NATO destruíram a maioria do armamento que o Governo tinha enviado para aquela região.
"Já não há forças de Kadafi aqui. Os rebeldes têm Brega debaixo do seu controlo, está livre", disse o comandante rebelde Ahmed Jibril.
"Houve um pequeno combate em Brega ontem (sábado) à noite e as forças de Kadafi partiram", acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário